Fique a par da atualidade

Associação de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas considera que os rankings avaliam apenas uma parte do trabalho feito nas escolas.

Irá decorrer, a 22 de Maio de 2021, a IX  Convenção Nacional levada a cabo pela Associação Nacional  de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) e Federação Nacional da Educação (FNE).

Gozando da tão necessária e relevante pausa letiva (de natal), as escolas preparam-se, agora, para enfrentar os 55 dias úteis de aulas relativos ao próximo período, que, se decorrer de modo idêntico ao primeiro, será excecional.

A última semana foi fértil em notícias sobre a pertinência da elaboração e divulgação do mapeamento dos casos Covid nas escolas portuguesas.

O Conselho Nacional de Educação (CNE), elaborou e aprovou uma Recomendação sobre "A condição dos assistentes e dos técnicos especializados que integram as actividades educativas das escolas".

Não compreendo, e repudio, as afirmações de “doutrinação” que pretendem infligir nova machadada à classe docente a pretexto da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

Em 2017, foram editados dois livros de exercícios - o Bloco de Atividades para Rapazes, com capa de azul predominante, e o Bloco de Atividades para Meninas, com capa dominantemente rosa -, destinados a crianças dos 4 aos 6 anos, contendo 62 atividades, com resolução de grau de dificuldade semelhante.

Há meses que as escolas e os seus diretores estão a trabalhar para o arranque do novo ano letivo, diz Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, a quem pedimos um ponto da situação.

A FNE (Federação Nacional da Educação), a CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais) e a ANDAEP (Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas) realizaram esta tarde, uma conferência de imprensa conjunta, com a presença do Secretário-Geral da FNE, João Dias da Silva, de Jorge Ascenção, Presidente do Conselho Executivo da CONFAP e Filinto Lima, Presidente da ANDAEP, onde foram apresentadas publicamente um conjunto de preocupações e sugestões sobre a organização do ano letivo de 2020/2021.

É já no próximo dia 6 de junho de 2020 que se realiza a VIII Convenção Nacional da FNE (Federação Nacional da Educação), CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais) e ANDAEP (Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas), à volta do tema “A Escola como foi, como está a ser...e como será?”, este ano e de forma excecional em formato webinar.

Assunto: Implicações das consequências do Covid-19 no decurso do 3.º período letivo e no ano escolar 2020/2021

O eventual regresso dos alunos às escolas, no presente ano letivo, só deverá acontecer, na opinião da FNE, CONFAP e ANDAEP, desde que esteja assegurado um conjunto de condições.

Decorrida a 1.ª semana do #EstudoEmCasa (a renovada "telescola"), é a altura para fazer um balanço provisório das sessões que se aguardaram com tão grande expectativa, considerando, pessoalmente, não ter sido defraudada.

Já dizia Pitágoras: eduquemos as crianças para que não seja necessário punir os adultos.

Todas as situações difíceis, como a que nos assola atualmente, abrem portas a oportunidades de progresso e melhoria, no porvir que determinará práticas novas e desafiantes.

Nove de abril apresentou-se como o Dia D para as escolas, aguardado com enorme expectativa por todos, principalmente pelos atores e suas comunidades educativas.

“Aconteça o que acontecer”, no próximo ano lectivo vai estar “assegurada a universalidade do acesso às plataformas digitais para todos os alunos do ensino básico e secundário”.

NOTÍCIAS

Ranking das escolas é tabela “mentirosa”. “Não preparamos os alunos para os penalties”

23 maio 2021 Notícias

IX Convenção Nacional - Pensar, Avaliar e Agir com Inovação

04 maio 2021 Notícias

Diretores Resilientes

26 Dez. 2020 Notícias

Ranking Covid-19?

18 Out. 2020 Notícias