Fique a par da atualidade

O representante dos diretores das escolas alerta para o desequilíbrio que o PREVPAP marcou no número de psicólogos nestas instituições. Há cerca de 1300 destes técnicos, um número que os especialistas consideram ser insuficiente face aos desafios atuais.


A carência de psicólogos chega a ser absoluta em grande parte das escolas. De acordo com o Ministério da Educação, a rede escolar conta atualmente com uma média de um psicólogo por agrupamento, um número insuficiente para fazer face aos desafios diários de professores, alunos e famílias, dizem diretores e especialistas. A situação poderá ficar agravada com o Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP), que dá a oportunidade a determinados trabalhadores, como psicólogos escolares, de concorrerem para onde têm lugar nos quadros, deixando a escola onde estavam anteriormente em falência de técnicos, alerta o dirigente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima.

"O PREVPAP revelou uma descoordenação interministerial, com prejuízo para o setor da Educação", diz o representante em entrevista ao DN. Segundo Filinto Lima, "não ficou acautelada a situação de a meio do ano letivo as escolas puderem ficar com menos técnicos especializados [como psicólogos] em virtude da sua colocação noutra escola resultante do concurso". Como é o caso da escola do Porto onde é diretor: "Saindo esta psicóloga que estava com horário incompleto, ficamos só com uma e não chega." "O PREVPAP dá a umas escolas, mas retira a outras onde eram necessários", frisa.

 

Diário de Notícias
10 Fev 2020

https://www.dn.pt/edicao-do-dia/10-fev-2020/psicologos-nas-escolas-regularizacao-dos-precarios-da-a-umas-mas-tira-a-outras-11791807.html

NOTÍCIAS

Psicólogos nas escolas. Regularização dos precários "dá a umas, mas tira a outras".

11 Fev. 2020 Notícias

Directores, pais e editores aplaudem fim da reutilização de manuais no 1.º ciclo

04 Fev. 2020 Notícias

As notícias das 11h: "Apoio zero" do governo contra a violência nas escolas

03 Fev. 2020 Notícias

Conta-me como foi...

28 Jan. 2020 Notícias